terça-feira, 9 de maio de 2017

Vamos celebrar o Wesak


Escrito Vesak, essa palavra origina-se do nome de um mês no calendário indiano. Também chamado de “O Festival de Buda”, essa é uma das festas mais importantes do calendário budista, pois comemora três eventos significativos na vida de Gautama Buddha: o seu aniversário, sua iluminação e seu falecimento. No período do Wesak budistas do mundo inteiro reúnem-se em meditação, a fim de reforçarem o desejo de ascensão espiritual. 

Nesta data, abre-se no Deserto de Gobi um imenso Portal Interdimensional e, segundo a tradição, Buda se materializa para expandir a Sua Luz para todo o planeta. O Wesak é celebrado também pelos seguidores dos ensinamentos dos mestres ascensionados por que é a celebração da ascensão.  

Festival Wesak acontece na lua cheia de Maio, ou seja, o plenilúnio no signo de Touro. Contudo, o Wesak é um evento vivo baseado nos ciclos da corrente astrológica por isso, em raras ocasiões realiza-se na Lua cheia de abril, devido ao fato de a época certa ser a da Lua cheia de Touro. A Lua no hinduísmo representa a mãe, a mente, e os processos de flutuação. Ora crescendo, estando plena, minguando, e ficando oculta. Exatamente como nossos processos mentais. 

Contam as escrituras que quando o príncipe Sidharta Gautama descobriu a sua espiritualidade percorreu um longo caminho até alcançar o estado de bem-aventurança, nirvana, deixando para trás todas as possibilidades que a fortuna material lhe oferecia para buscar a verdadeira paz de espírito, o equilíbrio mental, o amor, a tranquilidade do mundo interior. Um caminho que podemos seguir. Por isso o ritual é celebrando no plenilúnio, a lua se torna nossa guia. O grande farol.

O plenilúnio acontece quando a lua está cheia, poderosa reinando no céu, sem interferências. E vibrando no signo de Touro faz a conexão direta com a vida na matéria, é o signo das realizações no mundo material. No plenilúnio o sol (nosso astro rei, doador de vida) alinhado com a lua dirige uma força especial para o planeta, por isso é importante receber as energias deste momento. Quando a lua se mostra cheia é um momento de encontro consigo mesmo, com seu Eu de luz. 

Para os aprendizes da grande fraternidade branca esse dia é consagrado ao Amor Universal e ao GRANDE LORD MAITREYA. Neste dia é formada uma configuração astrológica especial, ou melhor, um triângulo esotérico no espaço por onde os todos os Mestres da Grande Hierarquia Espiritual do Planeta, de diferentes expressões religiosas, esotéricas e espiritualistas emanam Sua Força. É o grande renascimento da Alma. o coração e a mente se tornam mais abertos e receptivos às energias mais elevadas.

No Wesak, abre-se um tipo de canal, para a humanidade, que permite aos discípulos e iniciados entrar em contato com certas energias raramente disponíveis ou de difícil acesso.
Elas propiciam grandes expansões da consciência.
Em The Externalisation [sic] o/ the Hierarchy [A Exteriorização da Hierar­quia], de Alice Bailey, Djwhal Khul afirma que “é intenção do Buda e do Cristo que em todos os países haja finalmente alguém que atue como representante seu na época dos dois festivais, de modo que a distribuição de energia espiritual do primeiro grande aspecto ou raio se transfira do Buda para o Cristo e deste para os iniciados de toda parte que sejam capazes de receber a luz na qualidade de canais da corrente direta de energia”.

São  funções e objetivos do Festival Wesak:
1. Substanciar o fato da aparição física do Cristo na Terra;
2. Provar fisicamente que a solidariedade entre o Oriente e o Ocidente nos aproxima de Deus;
3. Formar um ponto de encontro e um local de reunião para aqueles que se ligam anualmente, em síntese e simbolicamente, e representam a casa do Pai, o reino de Deus e a humanidade
4. Demonstrar a natureza da obra do Cristo como o grande intermediário escolhido e líder da Hierarquia Espiritual, dos discípulos e dos iniciados da Terra.
 Liberar  transmissões de energia para a humanidade, que hão de estimular o espírito de amor, fraternidade e boa vontade.
 Propiciar a fusão de todos os homens e mulheres de boa vontade em um todo responsivo e integrado.
Invocar a resposta de certos seres cósmicos, uma vez alcançados os objetivos anteriores.
               
Finalizando trago uma última citação de Djwhal Khul sobre o Wesak, retirada de The Rays and the Initiations [Os Raios e as Inicia­ções], Livro II, de Alice Bailey: “Se tendes fé como um grão de semente de mostarda no que eu vos disse; se acreditais com firmeza na obra do Espírito de Deus e na Divindade do Homem, esquecei-vos de vós mesmos e consagrai todos os esforços, a partir do momento em que receberdes esta comunicação, à tarefa de colaborar com o esforço organizado de mudar a corrente dos assuntos pes­soais e do mundo e pelo crescimento do Espírito de Amor e de Boa Vontade no mundo durante o mês de maio.”

Algumas orientações para o período do Wesak

 No dia do Wesak –  A CELEBRAÇÃO 


Escolha e Prepare o ambiente: casa, jardim, sacada, quintal...  O ambiente deve estar enfeitado com flores; deve-se acender incensos e tudo deve estar bastante colorido. Tenha presentes os quarto elementos: 

Água - condutor da energia mental: cálice (s) com água.

Fogo - ativação do poder: acenda uma vela para os anjos guardiões.

Terra - trazer para o mundo material a concretização das suas idéias: tenha cristais, (se você comprar uma pedra especial, lave na água corrente, e deixe secar no luar).

Ar -  acenda incenso. 


Escolha roupas alegres:  as roupas, devem ser bastante coloridas, evitando-se as cores escuras e o branco. O dia do plenilúnio é o grande dia. Tome o banho ritualístico com alfazema, rosa branca e hibisco (em substituição, pode ser utilizada a essência de lírio, lótus, almíscar ou rosa branca).


Alimentos:  Neste dia evite comer carne, ou qualquer alimento advindo de um sacrifício. Deve-se ingerir somente dádivas da natureza, principalmente o mel. 


Orações e ritualísticas: Faça orações, mantras e ritualísticas especiais para estar em sintonia com essa linda celebração. Veja algumas propostas nos links a seguir:





Dias de distribuição - durante três dias após o Wesak


Nesses dias as energias do Wesak são distribuídas, de forma consciente, em benefício de toda a humanidade. Devemos expandir e projetar para toda a humanidade a energia em nós armazenada. Procurar manter nestes dias de distribuição,  preceitos dos dias iniciais, a saber:

Purificação do corpo físico: buscar abster-se de carnes, fumo, álcool, drogas e sexo, durante os três dias que antecedem à cerimônia. Nestes dias é aconselhável também tomar banhos ritualísticos com três ervas de proteção, limpeza e purificação.


Purificação das palavras: É importante “guardar as palavras”, evitando-se conversas e palavras inúteis e ociosas, tagarelices e hipocrisias. 


Meditação e Oração: Busque silenciar a mente. Dedique algum tempo para estar em constato consigo mesmo. Medite em sintonia com os mestres, anjos e seres de luz. Faça preces, orações e mantras de sua predileção.


Respiração: respire. Esteja atento e consciente de sua respiração. O frescor do ar tudo limpa e renova cura e salva.


Compaixão: busque honrar tudo que há em você. Paz nasce da plena aceitação de si. Buda disse: “se a sua compaixão não inclui você mesmo ela é incompleta.” Jesus disse: amai ao próximo como a si mesmo.


Serviço: Procure dedicar-se ao serviço com amor altruístico e permanecer com sentimentos elevados, nobres e puros, o que significa, simplesmente, manter-se no nível do nosso Eu Superior.



Fonte:


Referencias: 
http://klaraluz.blogspot.com.br/2015/04/wesak-um-imenso-portal-de-luz.html

http://dharmadhannyael.blogspot.com.br/2016/04/o-festival-do-wesak-lua-cheia-de-touro.html
http://animamundhy.com.br/blog/wesak-2013-festa-shamballa-grande-fraternidade-branca
http://www.templodovaledosoledalua.org.br/artigos-e-textos/festival-de-wesak/

Nenhum comentário:

Postar um comentário