quinta-feira, 30 de maio de 2013

Ho’oponopono


"Eu limpo para estar na Presença de Deus. Uma vez lá, a Divindade me dará tudo que é perfeito e correto para mim. Eu só sei isso. Esta é a Meta da minha vida. Se eu tenho qualquer meta ou objetivo, é estar na Presença de Deus." (Dr. Ihaleakalá Hew Len - 2008)

Em Havaiano, Ho'o significa “causa”, e ponopono quer dizer “perfeição".

 
Essa psicologia espiritual diferente e transformadora vem do Havaí, que abrigou gerações de xamãs kahunas agindo em segredo.

A venerada kahuna Morrnah Simeona, que lecionou na Universidade de Havaí, concentrou-se nos conflitos interiores das pessoas. Colocou o foco no papel relevante do subconsciente e seu contato – através do Supraconsciente – com a Divindade.

Acima dos três níveis da mente reafirmou a presença e a ação da Divindade na condução de uma vida harmoniosa. Enquanto à vontade, ao ego e ao longamente enaltecido consciente era retirado seu papel de controlador.

O ponto de partida é a constatação que nosso subconsciente está sobrecarregado por memórias repetitivas, um processo que já começou muitas gerações atrás e causa os problemas pessoais atuais.

Limpar – e transmutar - tais memórias é uma tarefa que o consciente pode pedir à Divindade, a fim de voltar ao ‘estado zero´ou ‘vazio’ do subconsciente.

“Sua mente consciente tenta entender tudo. Mas ela somente percebe 15 bites de informação enquanto há 15 milhões de bites circulando em cada instante. Sua mente consciente não tem nem idéia do que realmente está acontecendo”. (Dr. Len)

Inspiração e memória ditam o que a mente consciente experimenta. Então, devemos pedir à Divindade para transmutar as memórias. Essa é nossa única tarefa. Não é preciso fazer mais nada além de limpar, apagar, apagar… Limpar sem buscar um resultado.

De acordo com o Dr. Len, ‘Ho’oponopono é sobre se entregar e confiar.   Resultados são trabalhos do intelecto. Expectativas são somente memórias se repetindo, e nada na vida acontece acidentalmente. É a Divindade que está orquestrando os eventos, e nosso trabalho é estar em paz.

É imperativo realizar que a pessoa que pratica o processo Ho’oponopono não está curando, e sim que o Ho’oponopono é o processo de se permitir que a Divindade, que criou tudo e sabe de tudo, cancele as memórias que vivenciamos como problemas’.

Você pode através desse sistema se livrar das recordações que tocam repetidamente na sua mente (aquela conversa mental interna incessante - principalmente depois de situações estressantes e desagradáveis) e encontrar a Paz.

Sem os pensamentos se repetindo, sem crenças limitadoras, sem condicionamentos, sem as lembranças dolorosas, um espaço vazio se abre dentro de você. O Ho’oponopono lhe permite soltar estas recordações dolorosas, que são a causa de tudo que é tipo de desequilíbrios e doenças.

Na medida em que a memória é limpa, pensamentos de origem Divina e Inspiração ocupam o vazio dentro de você. A única coisa que devemos fazer é limpar; limpar todas as recordações, com quatro simples frases que abrangem tudo:

Sinto muito. Me perdoe. Te amo. Sou grato.

Lembrem-se, um problema é uma memória repetindo uma experiência do passado. O Ho’oponopono é um apelo a Divindade para cancelar as memórias que estão se repetindo como problemas.

Com o Ho’oponopono estamos assumindo a responsabilidade pelas memórias que compartilhamos com as outras pessoas. Então dizemos para a Divindade:

“Se existe algo acontecendo em mim que me faça vivenciar as pessoas de determinada maneira, eu gostaria de liberar isso.”

Largando de mão essa vontade de consertar as coisas, de mudar as pessoas, deixando Deus fazer, nós mudamos nosso mundo interior o que causa uma mudança também no mundo externo.

Lembre-se sempre que o que você vê de errado no próximo também existe em você, somos todos Um, portanto toda cura é auto cura. Na medida em que você melhora o mundo também melhora. Assuma esta responsabilidade. Ninguém mais precisa fazer este processo, só você.

No momento que você nota dentro de si algum incômodo em relação a uma pessoa, ou lugar, acontecimento ou coisa, inicie o processo de limpeza, peça a Deus: 

“Divindade, limpe em mim as memórias que estão causando este problema. Transmute-as em pura luz”.
Então use várias vezes as frases:

“Sinto muito. Me perdoe. Te amo. Sou grato”.

Você pode destacar uma que lhe toca mais naquele momento e repeti-la. Deixe sua intuição lhe guiar. Siga tua intuição, o processo Ho'oponopono é pessoal e íntimo, se alguém vem te falar de normas e "tem que ser assim", desconsidere.

Quando você diz “Sinto muito” você reconhece que algo (não importa se saber o que) penetrou no seu sistema corpo/mente. Você quer o perdão interior pelo o que lhe trouxe aquilo.

Ao dizer “Me perdoe” você não está pedindo a Deus para te perdoar, você está pedindo a Deus para te ajudar se perdoar.

“Te amo” transmuta a energia bloqueada (que é o problema) em energia fluindo, religa você ao Divino.

“Sou grato” é a sua expressão de gratidão, sua fé que tudo será resolvido para o bem maior de todos envolvidos.

A partir deste momento o que acontece a seguir é determinado pela Divindade.

”Estamos aqui somente para trazer Paz para nossa própria vida, e se trazemos a Paz para nossa vida tudo em nossa volta descobre seu próprio lugar, seu ritmo e Paz.”( kahuna Morrnah Simeona, professora do Dr. Len)

Esta é a essência do processo Ho’oponopono.

Fonte:
http://www.hooponopono.ws/historia.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário